quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Bonita camisa, Fernandinho

Há dois posts, a aparência fez 1 x 0 na beleza interior. E o placar acaba de aumentar. Isso não significa que o produto é indiferente, mas mostra como a embalagem pode aumentar as vendas.
Cientistas europeus pesquisaram algo bem simples e interessante: como a cor das roupas atrai homens e mulheres.
Foram fotografadas pessoas com camisetas de cores diferentes, mostrando apenas do ombro para cima. Quando as fotos foram avaliadas por outros participantes, constatou-se que, de forma geral, 

pessoas de vermelho ou preto são mais atraentes (certamente essa é a principal justificativa para o tamanho da torcida flamenguista).

E o mais curioso é que, 

mesmo quando os participantes NÃO PODIAM VER a cor das camisetas,

usuários de vermelho foram considerados MAIS ATRAENTES.
Ou seja: a cor interfere, mesmo que subliminarmente, no próprio comportamento do usuário! De outra forma, as cores ocultas não influenciariam nas notas.
E, não tão surpreendentemente, os usuários de branco e amarelo receberam as menores notas...
Mas eis o que foi realmente genial neste estudo: primeiro, as pessoas de vermelho e de branco tiveram suas fotos foram avaliadas. Depois, a cor da suas camisetas foi invertida digitalmente - o vermelho virou branco e o branco, vermelho. E o que aconteceu?

  • Quem estava de branco, mas foi colorido de vermelho, recebeu notas menores do que quem estava realmente de vermelho;
  • Quem estava de vermelho, mas foi colorido de branco, recebeu notas maiores do que aqueles originalmente de branco.

Essa é mais uma constatação do nosso controle limitado sobre o ambiente e sobre nós mesmos: a mera cor de uma camiseta interfere não apenas no modo como somos vistos, mas na nossa própria postura.
E a lista da nossa limitada condição humana só aumentando...


Observações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário