quarta-feira, 16 de junho de 2010

Quanto mais longe, melhor

Pensando sobre criatividade, provavelmente você logo se lembra de artistas e grandes gênios. Mas pode passar despercebido que criatividade é fundamental no dia-a-dia:

Segunda-feira, 15h, estacionamento do Setor Comercial Sul e um espaço minúsculo disponível: qual é a melhor forma de estacionar?

Quarta-feira, 18h10, uma manifestação pró-manifestações ou uma obra interminável no caminho de casa: qual a melhor forma de passar o tempo com o mínimo de stress?

Sexta-feira, 11h30, o avião parte às 12h30 e você ainda não teve coragem de informar seu chefe sobre a viagem: qual a melhor forma de se liberar e conservar alguma credibilidade?

Sabe-se que criatividade está relacionada com a habilidade de resolver problemas e que ambas são estimuladas por fatores como

  • estado do humor,
  • recompensas e
  • concentração.

Investigando outros estimulantes mentais, cientistas americanos constataram que a distância espacial – isso mesmo, distância espacial – favorece a criatividade.
O estudo, publicado no Journal of Experimental Social Psychology, constatou que o MESMO problema pode ser resolvido mais facilmente se for relacionado a locais distantes do que a lugares próximos. Os pesquisadores concluem que

  • somos mais criativos
  • resolvemos problemas mais facilmente

se

  • tomamos DISTÂNCIA da situação.

A explicação é que alguns fatores, entre eles a distância espacial, propiciam distância psicológica, o que nos permite concentrar mais na essência do que nos detalhes.
A idéia é simples e a utilidade é enorme: é mais fácil e sou mais criativo se resolvo meus problemas como se viessem de longe.

Referências: 

Um comentário:

  1. Publicidade é um mercado onde se fala muito em criatividade. Cada um tem sua perspectiva. Mas acredito que o distanciamento funciona bastante pra mim quando quero ter uma ideia.
    Gosto de ler um pedido de trabalho à noite e, apenas no dia seguinte, começar a realmente fazer algo. Se eu começar a executar o trabalho logo após ter lido o pedido, sou muito menos produtivo. É curioso mesmo.

    ResponderExcluir