sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Desabrochando no poder

Você já teve um colega que ficou estranho depois de ser promovido? Eu já, e fiquei confuso ao saber que, diferente do que pensava, PODER promove SENSIBILIDADE. É o que afirma esse artigo publicado em novembro no Journal o Personality and Social Psychology.
Imagine duas pessoas: uma tem poder (controla ou influencia alguém - e.g, chefe, esposa) e a outra não (influenciada pela anterior - e.g., você, você). Estudos anteriores sugerem que a pessoa que está no poder
  • encara as situações como um todo ("Você é menos útil que um peso de papel!")
e a pessoa que não está
  • se concentra nos detalhes ("Mas eu troquei a lâmpada da sala em setembro!")
O foco desse trabalho foi investigar a relação poder - sensibilidade interpessoal (pode chamar de empatia). Até entre os pesquisadores é confuso como estas duas condições se relacionam. Mas os resultados foram claros. Você se torna mais sensível às condições alheias se você:
  • tem mais poder (embora ter menos não te torne bruto)
  • dá atenção aos outros (e não só aos resultados) quando está no comando
  • tem seu poder aceito pelos subordinados
  • se sente orgulhoso e respeitado na sua posição.
O melhor é que não precisa nascer assim, é possível melhorar sua liderança com planejamento. Principalmente se mais atento aos outros, você terá mais sentimentos positivos (orgulho e respeito) que te ajudam a ser mais empático. Se você também frequenta posições sociais desempoderadas, me ajuda a divulgar esse post, vai ser bom para nós dois!

Observações:

6 comentários:

  1. olá. Tudo bem? Nós nos conhecemos no dia dos jogos na casa da Rosana em Planaltina. A Virginia passou o seu site para a Kelen, que me passou... eu entrei e gostei bastante do seu blog! Vou entrar sempre... beijo Aline

    ResponderExcluir
  2. Oi, Aline.
    Muito obrigado. Fico contente que tenha gostado.
    Te mandei uma mensagem, recebeu? Senão, me escreve pelo e-mail.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Poder é comigo mesmo. Já dei um retwitt sobre o post que você colocou hoje. Chego em Brasília amanhã à noite. Devo ficar até o dia 4. Encontremo-nos. =)

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, meu caro. Aliás, podemos inclusive combinar uma nova virada de ano.
    Mas eu preciso admitir que essa pesquisa se absteve de comentar muitos aspectos importantes da posições de poder.

    ResponderExcluir
  5. Interessante este artigo, mas não comprovado em minha experiência pessoal. Existem chefes que são portas, e não aprendem (ou não se predispõem a aprender) a liderar, que nada mais é do que saber gerir pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Concordo. A pesquisa foi bem feita, mas acredito que essa não é a história inteira. Talvez haja mais fatores a serem considerados do que poder x não-poder e sensibilidade x insensibilidade.

    ResponderExcluir