quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Mais chiclete, menos stress

Sim, mascar chiclete é algo banal, mas há muitas evidências de que esse hábito simples pode ajudar a combater o stress. Isso, e mais um pouco, é o que conclui uma recente pesquisa feita na Cardiff University, no Reino Unido.
Já havia mostras de que mascar chiclete pode te deixar mais alerta e melhorar o desempenho, assim como reduzir a ansiedade, o estresse e melhorar o humor. As novas e boas notícias são as vantagens dos mascadores de chiclete (chicleteiros, não...) em relação aos não-mascadores:

  • menos estressados no trabalho;
  • um pouquinho menos depressivos;
  • metade das chances de serem extremamente estressados;
  • metade das chances de terem pressão alta e
  • metade das chances de terem colesterol alto.
Por outro lado, os mascadores estão mais expostos a condições negativas no trabalho e têm mais chances de serem fumantes.
Esse estudo apenas diz que existem essas associações entre uma condição e outra. Ainda não dá para dizer que mascar ou não chiclete causa isso ou aquilo. Mesmo assim, é bem interessante que um comportamento tão simples possa ajudar a reduzir o estresse e minimizar seus efeitos colaterais na saúde.
Então, se no fim do mês não tiver chegado nenhum panetone à sua casa e você ainda tiver de assistir o especial do Roberto Carlos, pode ser uma boa idéia ter um Trident de reserva no bolso. 

Observações:

1. Artigo original: Smith, A. p. (2009). Chewing gum, stress and health. Stress and Health, 25, 445-451.

2 comentários:

  1. Discordo! Apesar do alívio momentâneo aparente, a parada faz mal pra caramba pra saúde (dá gastrite, é feito com altos ingredientes artificiais...). Fique longe.

    ResponderExcluir
  2. Bem observado, Marina! Há outras formas de aliviar a ansiedade sem esses efeitos colaterais, o que não faz do chiclete a primeira opção.

    ResponderExcluir